Conheça as principais dicas para conservar a sua carabina de pressão e aumentar a durabilidade
É fundamental que um bom atirador saiba cuidar da sua arma, afinal, são equipamentos de bastante valor. Para evitar muitas idas à manutenção ou até mesmo a quebra das suas carabinas, vamos apresentar as principais dicas para conservar a sua carabina de pressão e aumentar a durabilidade da mesma.
1º Faça limpeza regularmente
Limpar a arma é a coisa mais importante a se fazer. Tudo começa com a limpeza externa, que pode ser feita com um pano seco toda vez após o uso da carabina. Isso ajuda a retirar o suor das superfícies metálicas, evitando que elas oxidem com mais facilidade.
Para limpeza do cano, é necessário usar diferentes tipos de escovas. A primeira deve ser a de latão, depois a de nylon e por último a de algodão. Também é necessário escovar girando delicadamente as escovas, sempre respeitando o sentido do raiamento interno do cano da sua arma.
Um cuidado importante é sempre empurrar a escova começando pela parte de trás do cano até a ponta. Nunca se deve puxar a escova de volta para dentro, pois isso pode danificar a parte interna da sua arma.
Quando terminar o processo, desacople a escova da haste e, aí sim, retire o equipamento de limpeza da parte interna do cano.
Invista em um kit de limpeza e mantenha sua carabina de pressão em perfeitas condições.
2º Efetue a lubrificação de maneira correta
A lubrificação é um dos pontos em que deve-se ter mais atenção. Se por um lado é prejudicial deixar sua arma sem lubrificação nenhuma, o excesso de lubrificação também pode trazer muitos riscos, como o efeito diesel.
Efeito diesel é quando as altas temperaturas no interior da câmera da carabina reagem com o lubrificante em excesso, gerando micro explosões. Você pode identificar este efeito em sua carabina caso haja fumaça logo após o disparo. Com isso, peças da parte interna como a bucha de PU podem danificar, gerando a perda da arma.
Além da bucha, também é necessário lubrificar as articulações da arma, como o basculante do cano e o gatilho. Também deve-se ter o mesmo cuidado de limpeza com essas partes e com o excesso de lubrificante usado, e lembre-se de sempre usar lubrificantes específicos para armas de pressão.
3º Armazene sua arma adequadamente
Armazenar a carabina adequadamente ajuda muito a garantir que funcione por um longo período. Deixar a arma ao ar livre deixa-a sujeita à poeira e à umidade do ar. A curto prazo, isso pode não parecer um grande problema, mas, com o tempo, as partes metálicas vão apresentar ferrugem caso a manutenção não seja feita corretamente.
Por isso, invista em uma capa almofadada ou um case específico. Eles ajudam a manter o equipamento seguro, evitando choques que podem empenar o cano, além de manter a Carabina longe do ar-livre.
Evite deixar sua arma guardada por longos períodos, mas se acontecer, confira a lubrificação nas partes metálicas para evitar ferrugem e nunca guarde sua carabina armada, pois isso certamente vai fazê-la perder pressão.
4º Manuseie a arma com cuidado
Armas de pressão são equipamentos delicados, por isso, é de suma importância manipulá-la com muito cuidado.
Evite derrubar ou bater com sua arma em outras superfícies, para que as peças sensíveis não se quebrem ou então o cano empene. Também transporte a carabina de maneira segura, sempre dentro do case ou caixa para transporte. Por fim, faça uma manipulação suave das partes móveis, pois elas podem quebrar com facilidade.
Conclusão
Armas de pressão modernas possuem uma durabilidade incrível e podem ficar funcionando por muitos anos. Mas, para que isso aconteça, é necessário seguir alguns cuidados, que vão desde a limpeza e manutenção, até o cuidado ao manusear a carabina.
Seguindo todos os cuidados, pode ter certeza que você terá uma carabina em ótimo estado e capaz de dar tiros perfeitos por muito tempo.
Para saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados às armas de pressão, munições e muito mais, continue navegando pelo blog do Mundo da Carabina!
Deixe a sua opinião:
Opiniões sobre este conteúdo